quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Feminismo no Brasil e os homens públicos amigos das mulheres




Bertha Lutz como delegada do Brasil na conferência internacional de São Francisco, 1945.





Deputado Federal Nelson Carneiro





Este post destaca duas figuras públicas que dedicaram suas carreiras políticas à redução das desigualdades entre mulheres e homens no Brasil. Acima, Bertha Lutz representa o Brasil em uma das várias conferências internacionais que se seguiram à IIª Guerra e que discutiram a desigualdade dos direitos civis das mulheres no mundo.
Ao lado, uma imagem do jovem deputado baiano, Nelson Carneiro, responsável por importantes projetos de lei que alteraram a condição de inferioridade legal das mulheres no país. Em certo sentido, Nelson Carneiro deu continuidade ao esforço de Bertha neste assunto. Também como se vê, Bertha não se restringiu à sua tentativa de reforma dos direitos civis das mulheres enquanto exercia mandato na Câmara dos Deputados, e se manteve atuando em favor da causa por toda a vida. Já Nelson, insistiu toda a sua vida parlamentar para modificar o obsoleto direito civil brasileiro.
Se você quiser saber um pouco mais sobre os esforços de Bertha e de Nelson Carneiro para reformar a condição legal das mulheres, leia o artigo que fizemos, eu e Hildete Melo, e que está reproduzido abaixo. O artigo foi recentemente publicado na revista Estudos Feministas.